sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Tradição Não Acaba. A Tradição Não Pode Acabar

Quando cheguei no Cine Belas-Artes (justamente na semana em que anunciaram que esse patrimônio da cidade de São Paulo irá fechar as portas, infelizmente) naquela quinta-feira às 10h30 e me deparei com meia dúzia de gatos pingados, confesso que o sentimento que me assaltou não foi de entusiasmo. Mas, como sou uma pessoa livre de preconceitos, pelo menos assim tento ser, entrei com a fé e com a coragem para assistir ao documentário de Geórgia Guerra-Peixe, Um Samba que Mora em Mim.

O início da sessão já se mostrou repleto de particularidades, quando adentramos os seis na sala de cinema e pedimos diretamente ao projetista que “apertasse o play”. Cada qual foi para seu canto e sem os famosos trailers iniciais, o longa nos foi apresentado.

Antes de falar sobre o filme, preciso ressaltar que não tenho nenhuma característica que possa me associar ao samba. Não sou carioca, nem mulata, não sou passista e não faço parte de nenhuma comunidade. Mesmo assim, graças ao meu pai que sempre me apresentou o melhor da música brasileira, desde que me conheço por gente sou apaixonada pelo ritmo. Posso até dizer que, mesmo sendo branquela e uma típica paulistana, não me intimido ao ouvir um tamborim ou pandeiro. Acho até que eu consigo me virar.

O documentário segue como linha base a história de vida dos moradores do Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, intercalando com a biografia da própria escola de samba. Com exceção do começo, o filme todo é narrado pelos próprios personagens, sem a ajuda de offs ou informações adicionais através de legendas. O que realmente não é necessário.

Pessoas simples que conduzem o longa com maestria, inundando os espectadores de emoção e encantamento. Como é o caso do mestre de bateria da Mangueira. Um sujeito muito divertido e nem um pouco modesto. Em um momento, ele transmite a energia que usa pra conduzir o coração da escola de samba. No outro, emociona ao lembrar a morte do filho por tuberculose. Também conhecemos uma personagem e tanto! Uma senhora neta de escravos conhecida na comunidade por Vovó e que detesta carnaval. Uma mulher centenária que encanta pela sabedoria e diverte pelo gênio forte.

Geórgia Guerra-Peixe consegue comandar com maestria o documentário que em momento algum se torna piegas ou se rende a clichês. O filme não sucumbe ao tradicional tema do cinema nacional, apesar de ser ambientado em uma favela, de um Brasil pobre, que sofre com a violência e injustiças. Ao contrário, a alegria, não só do samba, mas principalmente dos personagens que trilham todo enredo, é transmitida do início ao fim, mostrando que sim, pessoas pobres, que convivem com a violência e a injustiça, podem ser felizes.

De negativo, aponto apenas o fato de um documentário que tem o samba como tema explorar tão pouco a trilha sonora. Em raras momentos, como quando uma criança interpreta o clássico “Hino de Exaltação à Mangueira”, que de fato é emocionante, a música é a atração principal. Inclusive, diversas vezes o samba é substituído por outros ritmos, como funk, pagode e música gospel, também muito populares na comunidade carioca.

Ao término do filme, recebemos da assessoria de imprensa (numa jogada de marketing muito bem elaborada, diga-se de passagem) uma caixa de fósforos com os seguintes dizeres: “A tradição não acaba. A tradição não pode acabar”. E como poderia? Se ao sair do cinema, em pleno centro de São Paulo, aqueles seis gatos pingados voltaram ao trabalho com um sorriso no rosto e um batuque na mão.

3 comentários:

  1. Totalmente excelente pequena
    quando teremos um texto sobre o chatô hein?

    ResponderExcluir
  2. então, Fe... Excelentes considerações... mas eu acho que o lance do "brasileiro que pode ser feliz na favela mesmo com todas as mazelas da sociedade" é justamente o clichê da imagem brazuca para exportação! rs
    Beijo! Quero ler mais posts, hein!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Fer! Deu vontade de assistir. Vou continuar acompanhando suas dicas por aqui. Beijos.

    ResponderExcluir